Cerimónia de Abertura do Ano Académico no DECivil 2024/2025

Decorreu no dia 23 de setembro de 2024 a cerimónia de Abertura do Ano Académico do DECivil, cujo programa se encontra disponível na notícia de 16 de setembro de 2024.

Vista geral dos participantes
Professores Carlos Tiago, António Pinheiro, Rogério Colaço e Luís de Picado Santos

Na abertura da sessão o presidente do Técnico, o Professor Rogério Colaço, congratulou-se com os recentes resultados das colocações da Licenciatura em Engenharia Civil do Técnico (foram preenchidas as 138 vagas disponíveis na primeira fase, tendo a Nota Mínima de Seriação sido igual a 139,5/200). Referiu também que

O mercado necessita de engenheiros civis

recordando também os posicionamentos obtidos pela escola em rankings internacionais:

A formação em Engenharia Civil do Técnico é das melhores na Europa e até no mundo.

Referindo-se à área da Arquitetura o presidente do Técnico afirmou que

[A formação] que temos no Técnico é bastante diferenciada das outras formações em arquitetura no nosso país, com uma componente técnica e científica diferente e que é reconhecida por parte dos empregadores e da sociedade.

Professor Rogério Colaço

O Professor Luís de Picado Santos proferiu a palestra intitulada “As Infraestruturas de Transportes e a Engenharia Civil: Uma experiência de ensino, investigação e profissional”. Nesta apresentou os seus contributos na conceção de infraestruturas de transportes, materiais e mecânica de pavimentos, gestão de ativos (conservação de redes), gestão dinâmica de tráfego e segurança em transportes e futuras oportunidades na área dos transportes.

Professor Luís de Picado Santos

A representante do Núcleo de estudantes de Arquitetura (NucleAr), Francisca Sampaio, desafiou os presentes a discutir o futuro do Mestrado Integrado em Arquitectura do IST, e de como tirar partido do enquadramento deste curso, criado dentro de uma escola de engenharia.

Francisca Sampaio, representante do Núcleo de estudantes de Arquitetura (NucleAr)

A Inês Fonseca, representante do Fórum Civil, Associação de estudantes de Engenharia Civil, apresentou a missão desta equipa, a organização do evento Academic Congress of Civil Engineering Students em 2024 (ACCESS'24) da International Association Of Civil Engineering Students (IACES) e expôs as suas principais iniciativas: o Under Construction, as Jornadas de Civil, workshops, conferências, feiras de empresas, visitas técnicas e revista Estrutural.

Inês Fonseca, representante do Fórum Civil

Estava também prevista a presença na cerimónia do Presidente da Direção da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), Pedro Henrique Neto Monteiro, que não se concretizou.

Procedeu-se em seguida à entregas dos Prémios do DECivil.

O vencedor do Prémio Professor Edgar Cardoso foi o alumnus Rodrigo Luís Santos Teófilo, que se destingiu pelo seu desempenho académico em várias unidades curriculares da área das Estruturas na Licenciatura Bolonha em Engenharia Civil e Mestrado Bolonha em Engenharia Civil. O prémio foi entregue pelo Professor José Oliveira Pedro.

Entrega do Prémio Professor Edgar Cardoso ao alumnus Rodrigo Luís Santos Teófilo

As vencedoras ex aequo do Prémio Arquiteto Álvaro Machado foram as alumnae Bambou Emilie Hocepied (representada pelo seu pai, Denis Hocepied), Susana Figueiredo Ribeiro e Leonor Rodrigues Freire Antunes, distinguindo o seu desempenho ao longo de todo o percurso académico no Mestrado Integrado em Arquitectura. O Prémio foi entregue pelo Professor João Vieira Caldas na presença do Administrador Executivo da Fundação Montepio, o Dr. Carlos Beato.

Entrega do Prémio Arquiteto Álvaro Machado às alumnae Bambou Emilie Hocepied (representada pelo seu pai, Denis Hocepied), Susana Figueiredo Ribeiro e Leonor Rodrigues Freire Antunes

O vencedor do Prémio Professor João Martins foi o alumnus João Manuel Vasconcelos Magalhães Pereira de Figueiredo. O prémio foi entregue pelo Professor Luís Calado. Este prémio distingue o autor da melhor dissertação do Mestrado Bolonha em Engenharia Civil na área da Mecânica Estrutural e Estruturas com particular ênfase no domínio da Mecânica Computacional. A dissertação Encurvadura confinada de placas retangulares foi orientada pelos Professores António Manuel Figueiredo Pinto da Costa e Fernando Manuel Fernandes Simões.

Entrega do Prémio Professor João Martins ao alumnus João Manuel Vasconcelos Magalhães Pereira de Figueiredo

Os vencedores ex aequo do Prémio Professor Manuel da Costa Lobo foram a alumna Ana Paula Rosa Silva Soares e o alumnus Tomás da Silva Batista Rei. Este foi entregue pelas Professoras Maria do Rosário Partidário e Ana Sá. Na área do Urbanismo, Planeamento e Ordenamento do Território e destinado a alunos dos Mestrados em Ordenamento do Território e Urbanismo (realizado e orientado no IST), Engenharia Civil (perfil Urbanismo, Transportes e Sistemas), Engenharia do Ambiente, Arquitetura, e outros mestrados relacionados, este prémio distingue alunos que evidenciem uma sólida formação científica e técnica demonstrada pelas teses de mestrado realizadas no tema. A dissertação da Ana Paula Rosa Silva Soares intitula-se Community forest management: policy and scale of action. A case study of the Serra de Monchique, Algarve e foi orientada pela Professora Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário e pela Investigadora do CiTUA Joana Fernandes Matos Dias. A dissertação do Tomás da Silva Batista Rei intitula-se O projeto da Rede Ciclável no Plano Diretor Municipal do Concelho de Oeiras: o seu papel para a mobilidade da população escolar e foi orientada pelo Professor Nuno Manuel Sessarego Marques da Costa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e pela Investigadora do CERIS Rosa Melo Félix.

Entrega do Prémio Professor Manuel da Costa Lobo à alumna Ana Paula Rosa Silva Soares e ao alumnus Tomás da Silva Batista Rei.

A vencedora do Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares foi a aluna Sara Beatriz Correia Marques, sendo este entregue pelo Professor António Pinheiro. O Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares, na área da Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos, é destinado a alunos da Licenciatura e Mestrado Bolonha em Engenharia Civil e envolve as classificações obtidas nas disciplinas de Hidráulica I, Hidráulica II, Hidrologia e Recursos Hídricos, e Saneamento.

Entrega do Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares à aluna Sara Beatriz Correia Marques.

Ao longo da entrega dos prémios foram feitas diversas intervenções visando esclarecer os presentes, em especial os vencedores, sobre a origem dos prémios, historial, os seus objetivos e factos, por vezes pessoais, acerca das personalidades homenageadas. Estas intervenções ficaram a cargo dos Professores Luís Calado, Maria do Rosário Partidário, António Pinheiro, José Oliveira Pedro, João Caldas e Dr. Carlos Beato.

O Encerramento da Sessão foi efetuado pelo Professor António Pinheiro, Presidente do DECivil, que congratulou os premiados e os responsáveis pelos Prémios. Em seguida apontou os desafios que a Engenharia Civil e a Arquitectura enfrentam numa sociedade em permanente transformação e apontou algumas das medidas em implementação por parte da Direção do Departamento.

Professor António Pinheiro, Presidente do DECivil

A cerimónia terminou com um lanche/convívio entre os participantes.

Lanche/convívio entre os participantes

🔗 Biografia: https://linktr.ee/decivil