Cerimónia de Abertura do Ano Académico no DECivil 2024/2025
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-165016-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
Decorreu no dia 23 de setembro de 2024 a cerimónia de Abertura do Ano Académico do DECivil, cujo programa se encontra disponível na notícia de 16 de setembro de 2024.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-151114-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-150855-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
Na abertura da sessão o presidente do Técnico, o Professor Rogério Colaço, congratulou-se com os recentes resultados das colocações da Licenciatura em Engenharia Civil do Técnico (foram preenchidas as 138 vagas disponíveis na primeira fase, tendo a Nota Mínima de Seriação sido igual a 139,5/200). Referiu também que
O mercado necessita de engenheiros civis
recordando também os posicionamentos obtidos pela escola em rankings internacionais:
A formação em Engenharia Civil do Técnico é das melhores na Europa e até no mundo.
Referindo-se à área da Arquitetura o presidente do Técnico afirmou que
[A formação] que temos no Técnico é bastante diferenciada das outras formações em arquitetura no nosso país, com uma componente técnica e científica diferente e que é reconhecida por parte dos empregadores e da sociedade.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-151022-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
O Professor Luís de Picado Santos proferiu a palestra intitulada “As Infraestruturas de Transportes e a Engenharia Civil: Uma experiência de ensino, investigação e profissional”. Nesta apresentou os seus contributos na conceção de infraestruturas de transportes, materiais e mecânica de pavimentos, gestão de ativos (conservação de redes), gestão dinâmica de tráfego e segurança em transportes e futuras oportunidades na área dos transportes.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-151909-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
A representante do Núcleo de estudantes de Arquitetura (NucleAr), Francisca Sampaio, desafiou os presentes a discutir o futuro do Mestrado Integrado em Arquitectura do IST, e de como tirar partido do enquadramento deste curso, criado dentro de uma escola de engenharia.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-161118-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
A Inês Fonseca, representante do Fórum Civil, Associação de estudantes de Engenharia Civil, apresentou a missão desta equipa, a organização do evento Academic Congress of Civil Engineering Students em 2024 (ACCESS'24) da International Association Of Civil Engineering Students (IACES) e expôs as suas principais iniciativas: o Under Construction, as Jornadas de Civil, workshops, conferências, feiras de empresas, visitas técnicas e revista Estrutural.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-161520-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
Estava também prevista a presença na cerimónia do Presidente da Direção da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), Pedro Henrique Neto Monteiro, que não se concretizou.
Procedeu-se em seguida à entregas dos Prémios do DECivil.
O vencedor do Prémio Professor Edgar Cardoso foi o alumnus Rodrigo Luís Santos Teófilo, que se destingiu pelo seu desempenho académico em várias unidades curriculares da área das Estruturas na Licenciatura Bolonha em Engenharia Civil e Mestrado Bolonha em Engenharia Civil. O prémio foi entregue pelo Professor José Oliveira Pedro.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-162331-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
As vencedoras ex aequo do Prémio Arquiteto Álvaro Machado foram as alumnae Bambou Emilie Hocepied (representada pelo seu pai, Denis Hocepied), Susana Figueiredo Ribeiro e Leonor Rodrigues Freire Antunes, distinguindo o seu desempenho ao longo de todo o percurso académico no Mestrado Integrado em Arquitectura. O Prémio foi entregue pelo Professor João Vieira Caldas na presença do Administrador Executivo da Fundação Montepio, o Dr. Carlos Beato.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-162940-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
O vencedor do Prémio Professor João Martins foi o alumnus João Manuel Vasconcelos Magalhães Pereira de Figueiredo. O prémio foi entregue pelo Professor Luís Calado. Este prémio distingue o autor da melhor dissertação do Mestrado Bolonha em Engenharia Civil na área da Mecânica Estrutural e Estruturas com particular ênfase no domínio da Mecânica Computacional. A dissertação Encurvadura confinada de placas retangulares foi orientada pelos Professores António Manuel Figueiredo Pinto da Costa e Fernando Manuel Fernandes Simões.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-163539-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
Os vencedores ex aequo do Prémio Professor Manuel da Costa Lobo foram a alumna Ana Paula Rosa Silva Soares e o alumnus Tomás da Silva Batista Rei. Este foi entregue pelas Professoras Maria do Rosário Partidário e Ana Sá. Na área do Urbanismo, Planeamento e Ordenamento do Território e destinado a alunos dos Mestrados em Ordenamento do Território e Urbanismo (realizado e orientado no IST), Engenharia Civil (perfil Urbanismo, Transportes e Sistemas), Engenharia do Ambiente, Arquitetura, e outros mestrados relacionados, este prémio distingue alunos que evidenciem uma sólida formação científica e técnica demonstrada pelas teses de mestrado realizadas no tema. A dissertação da Ana Paula Rosa Silva Soares intitula-se Community forest management: policy and scale of action. A case study of the Serra de Monchique, Algarve e foi orientada pela Professora Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário e pela Investigadora do CiTUA Joana Fernandes Matos Dias. A dissertação do Tomás da Silva Batista Rei intitula-se O projeto da Rede Ciclável no Plano Diretor Municipal do Concelho de Oeiras: o seu papel para a mobilidade da população escolar e foi orientada pelo Professor Nuno Manuel Sessarego Marques da Costa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e pela Investigadora do CERIS Rosa Melo Félix.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-164131-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
A vencedora do Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares foi a aluna Sara Beatriz Correia Marques, sendo este entregue pelo Professor António Pinheiro. O Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares, na área da Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos, é destinado a alunos da Licenciatura e Mestrado Bolonha em Engenharia Civil e envolve as classificações obtidas nas disciplinas de Hidráulica I, Hidráulica II, Hidrologia e Recursos Hídricos, e Saneamento.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-164516-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
Ao longo da entrega dos prémios foram feitas diversas intervenções visando esclarecer os presentes, em especial os vencedores, sobre a origem dos prémios, historial, os seus objetivos e factos, por vezes pessoais, acerca das personalidades homenageadas. Estas intervenções ficaram a cargo dos Professores Luís Calado, Maria do Rosário Partidário, António Pinheiro, José Oliveira Pedro, João Caldas e Dr. Carlos Beato.
O Encerramento da Sessão foi efetuado pelo Professor António Pinheiro, Presidente do DECivil, que congratulou os premiados e os responsáveis pelos Prémios. Em seguida apontou os desafios que a Engenharia Civil e a Arquitectura enfrentam numa sociedade em permanente transformação e apontou algumas das medidas em implementação por parte da Direção do Departamento.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-164228-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
A cerimónia terminou com um lanche/convívio entre os participantes.
![](https://rgw.al.dsi.tecnico.ulisboa.pt/decivil-production-tecnico-departments/20240923-165424-Premios-Do-Decivil-Sessao-De-Abertura-Do-Ano-Academico-No-Decivil-2024-scaled.jpg)
🔗 Biografia: https://linktr.ee/decivil