Áreas Científicas

img template

Áreas Científicas

O DECivil engloba as seguintes áreas científicas:

A Área Científica de Arquitetura engloba as unidades curriculares (UC) da Área Científica de Arquitetura divididas em dois grupos: o de Projeto de Arquitetura inclui as UC que informam mais diretamente a prática da arquitetura; o de História e Teoria de Arquitetura reúne as UC que dão enquadramento cultural e/ou suporte teórico à prática do projeto.

Coordenação: Profª Ana Cristina dos Santos Tostões


A Área Científica de Construção agrupa os docentes responsáveis pelo ensino e investigação das seguintes áreas de Engenharia Civil: Física dos Edifícios, Materiais de Construção, Tecnologia da Construção e Gestão da Construção. Esta Área Científica tem a coordenação da Área de Especialização em Construção do Mestrado em Engenharia Civil e da área de construção do Doutoramento em Engenharia Civil.

Coordenação: Prof. João Pedro Ramôa Ribeiro Correia


A Área Científica de Geotecnia enquadra docentes responsáveis pelo ensino, investigação e transferência de conhecimento no domínio da Geotecnia. O ensino abrange diversos cursos: Licenciatura em Engenharia Civil, Mestrado em Engenharia Civil e Mestrado em Arquitetura e Doutoramento em Engenharia Civil. Tem a seu cargo a coordenação do Área de Especialização de Geotecnia no Mestrado em Engenharia Civil.

Coordenação: Prof. Jaime Alberto dos Santos


A Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos (ACHARH enquadra professores com competência específica nos domínios da água e do ambiente. A ACHARH está especialmente vocacionada para investigar e ministrar formação no âmbito das áreas disciplinares de Hidráulica e de Ambiente e Recursos Hídricos, assegurando a lecionação de unidades curriculares em diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento do IST. Tem a seu cargo a coordenação do Área de Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos do Mestrado em Engenharia Civil.

Coordenação: Prof. José Manuel de Saldanha Gonçalves Matos


A Área Científica de Mecânica Estrutural e Estruturas (ACMEE), dá apoio às funções académicas de de docentes que asseguram ensino, investigação e transferência de conhecimento nos domínios de Mecânica Estrutural e de Estruturas. O serviço docente abrange as Licenciaturas em Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Recursos Energéticos, Engenharia Biomédica, o Mestrado Integrado em Arquitetura e os Mestrado e Doutoramento em Engenharia Civil, através de unidades curriculares inseridas em 6 Grupos de Disciplinas: Mecânica Aplicada, Análise Estrutural, Engenharia Sísmica e Sismologia, Estruturas Metálicas e Mistas, Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado e Pontes e Estruturas Especiais.

Coordenação: Prof. Luís Manuel Calado de Oliveira Martins


A Área Científica de Minas e Georrecursos é responsável pelas áreas disciplinares de Geociências, Geomática e Ambiente e de Minas e Petróleos. A Área Científica de Minas e Georrecursos é responsável pela Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos, o Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas, o Mestrado em Recursos Energéticos, o Doutoramento em Georrecursos e o Doutoramento em Engenharia de Petróleos. É responsável pela co-participação nos mestrados internacionais AMRD (Advanced Mineral Resources Development) com a Universidade de Leoben e a Universidade de Freiberg e o IMM (International Master on Mining Engineering) com a China University of Mining and Technology.

Coordenação: Prof. Amílcar de Oliveira Soares


A Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais integra as seguintes áreas disciplinares: Planeamento, Urbanismo e Ambiente, Sistemas e Gestão e Transportes e Vias de Comunicação. Participa nos Cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil, Licenciatura e Mestrado em Engenharia Ambiente e Mestrado em Arquitetura. É responsável pelo curso de Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo e pelos cursos de Doutoramento em Engenharia do Território e Planeamento Territorial e em Sistemas de Transportes. Participa ainda nos cursos de doutoramento em Engenharia Civil e em Arquitetura. Colabora regularmente com os Departamentos de Engenharia e Gestão e de Engenharia Informática. A atividade de investigação dos docentes desta Área Científica é desenvolvida no CERIS e no CITUA.

Coordenação: Prof. Maria do Rosário Sintra de Almeida Partidário