Laboratórios

img template

Laboratórios

A existência e bom funcionamento de laboratórios é essencial para a investigação em Engenharia e Arquitetura. Estes laboratórios têm ainda um papel importante na formação dos alunos, tanto em sessões de demonstração como em experimentação conduzida pelos próprios alunos.

No DECivil existem atualmente os seguintes laboratórios:

Laboratórios Experimentais:

Laboratórios Informáticos:


Laboratórios Experimentais


O IST Architecture Research Laboratory (ISTAR) tem como principal objetivo o apoio à investigação e ao ensino na área da arquitetura. É composto por dois laboratórios: o Laboratório de Arquitetura Computacional (LAC) dedicado, sobretudo, à criação de modelos digitais, virtuais, e físicos de edifícios; e o Laboratório de Arquitetura Bioclimática (LAB), dedicado ao estudo do desempenho das construções, quer individualmente quer em contexto urbano.

Responsável do Laboratório: Manuel de Arriaga Brito Correia Guedes (manuel.guedes@tecnico.ulisboa.pt)


O Laboratório de Construção (LC) tem como principal objetivo o apoio às atividades experimentais associadas ao ensino, investigação e a outras atividades científicas e técnicas nos domínios da produção, tecnologia e desempenho de materiais, produtos e sistemas da construção em edifícios. O LC dispõe de um conjunto alargado de equipamentos que permitem realizar ensaios relevantes, em laboratório e in-situ, para o apoio ao projeto e ao controlo da qualidade na fase de construção, utilização e reabilitação / restauro de edifícios.

Responsável do Laboratório: Rita Maria Vilela Nogueira (rita.nogueira@tecnico.ulisboa.pt)

Técnicos de Laboratório: Pedro Félix da Costa (pedrofcosta@tecnico.ulisboa.pt) e Francisco José Amorim de Almeida (francisco.almeida@tecnico.ulisboa.pt)

O Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais (LERM) tem como principais atividades o ensino, a investigação e a consultoria no domínio da resistência dos materiais e das estruturas de engenharia civil. O LERM dispõe de um grande conjunto de equipamentos que permitem realizar ensaios e estudos nas áreas da análise estática e dinâmica e do dimensionamento das estruturas de betão, estruturas metálicas e mistas, estruturas de alvenaria e constituídas por materiais compósitos, assim como na área da durabilidade e reforço de estruturas.

Responsável do Laboratório: José Oliveira Pedro (jose.oliveira.pedro@tecnico.ulisboa.pt)

Técnico de Laboratório: Fernando Alves (fernandomalves@tecnico.ulisboa.pt) e Jorge Pontes (jorge.pontes@tecnico.ulisboa.pt)

O Laboratório de Geotecnia (LabGeo) participa ativamente no ensino experimental no DECivil, no apoio ao projeto e na investigação no domínio da caracterização física, mecânica e hidráulica dos geomateriais, proporcionando todos os meios necessários para o desenvolvimento de teses de mestrado e doutoramento. Para além de possuir equipamentos para realizar ensaios laboratoriais estáticos e cíclicos (dinâmicos), em condições saturadas ou não saturadas, para caracterizar o comportamento hidromecânico de geomateriais, o LabGeo dispõe de um vasto conjunto de equipamentos que permitem realizar ensaios de campo, nomeadamente ensaios de carga e de controlo de qualidade de estacas, e ensaios sísmicos in situ.

Responsável do Laboratório: Rafaela Cardoso (rafaela.cardoso@tecnico.ulisboa.pt)

Técnico de Laboratório: Pedro Félix da Costa (pcosta@civil.ist.utl.pt)

O Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambiente é um dos laboratórios do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos que tem como principais atividades o Ensino, a Investigação e Desenvolvimento (I&D) e a Consultoria Especializada no domínio da Hidráulica dos escoamentos com superfície livre e em pressão. Com uma área de aproximadamente 670 m2, distribuída por dois espaços localizados nos Pisos -1 (ca. 100 m2) e -2 (ca. 570 m2) do Edifício de Engenharia Civil, dispõe de múltiplas instalações experimentais constituídas por canais e circuitos de condutas em pressão, equipados com instrumentação avançada para realização de ensaios laboratoriais e de campo (e.g., velocimetria por imagem de partículas, PIV; velocimetria por rastreamento de partículas, PTV; velocímetros acústicos doppler, ADV; medidores ultrassónicos de velocidades, UVP; caudalímetros eletromagnéticos e ultrassónicos; sensores de pressão, de binário, de temperatura, de condutividade, de velocidade de rotação e de potência ativa e reativa; sensores laser; micro-eco-sonda). Destacam-se o canal de inclinação variável para a realização de estudos de morfodinâmica, o canal de confluências, o canal de estruturas hidráulicas e de peixes e o canal de geração de ondas e de estudo de estabilidade de quebra-mares e de geração de energia, assim como os vários circuitos em pressão, constituídos por condutas em aço, cobre, polietileno e acrílico, para o estudo de fenómenos associados aos regimes transitórios hidráulicos (e.g., interação ar-água, cavitação, interação fluido-estrutura, viscoelasticidade e deteção de fugas) e para ensaio de turbomáquinas hidráulicas de baixa potência (i.e. bombas, turbinas, rodas hidráulicas). Este laboratório também dispõe de múltiplas bancadas didáticas (e.g., bancada de perdas de carga, impacto de jatos, vórtices livre e forçado, bombas, turbinas, descarregadores, experiência de Reynolds, visualização de escoamentos, percolação) e de um canal específico para ensino experimental ao nível dos cursos dos três ciclos de estudos (i.e., Licenciatura, Mestrado e Doutoramento). Acolhe vários projetos de investigação de I&D caráter competitivo (nacionais e internacionais) e estudos de consultoria em vários domínios da Hidráulica, assim como a realização de teses de Mestrado e de Doutoramento de cariz experimental em Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente e Engenharia Mecânica.


Responsável do Laboratório: Dídia Isabel Cameira Covas (didia.covas@tecnico.ulisboa.pt)
Técnico de Laboratório: Francisco José Amorim de Almeida (francisco.almeida@tecnico.ulisboa.pt)

O Laboratório de Vias de Comunicação e Transportes (LVCT) é um laboratório experimental de apoio ao ensino, desenvolvimento de investigação e consultoria para instituições públicas e privadas, nas áreas de mecânica de pavimentos, engenharia de tráfego, gestão da conservação de infraestruturas de transporte e monitorização de condições de serviço e segurança. Tem a capacidade de realizar todos os ensaios relevantes respeitantes ao controlo de qualidade e avaliação de desempenho de materiais de pavimentação rodoviária e aeroportuária, desde a caracterização de materiais em laboratório até à avaliação in situ da capacidade carga e condições de segurança, de ensaios sobre balastro e fundação de vias férreas, e de contagens e avaliação dinâmica de movimentos para tráfego rodoviário. Os espaços do LVCT situam-se nos pisos -1 (sala 01.10) e -2 (sala 02.28) do Pavilhão de Engenharia Civil do IST.

Responsável do Laboratório: Luís Picado Santos (luispicadosantos@tecnico.ulisboa.pt)

Técnico de Laboratório: Rui Garcia (rui.garcia@tecnico.ulisboa.pt)

Laboratórios Informáticos


O Laboratório de Mecânica Computacional (LMC) tem como objetivos principais a administração do parque informático instalado do DECivil, com a prestação de apoio informático especializado aos utilizadores do mesmo.

Responsável do Laboratório: Fernando Manuel Fernandes Simões (fernando.simoes@tecnico.ulisboa.pt)

Técnico de Laboratório: Filipe Alexandre Batista dos Santos Aparício (filipe.aparicio@tecnico.ulisboa.pt)

O Laboratório de Tecnologias de Informação (LTI - CIVMAT) serve os alunos das Licenciaturas e Mestrados do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, prestando apoio à realização dos trabalhos académicos e servindo de espaço para a realização de aulas das diversas disciplinas que necessitem de recurso a um Laboratório dotado de equipamentos informáticos.

Responsável do Laboratório: Fernando Manuel Fernandes Simões (fernando.simoes@tecnico.ulisboa.pt)

Técnico de Laboratório: Filipe Alexandre Batista dos Santos Aparício (filipe.aparicio@tecnico.ulisboa.pt)