Visita da Escola Secundária de Tondela ao LERM

O Técnico recebeu na sexta-feira, dia 21/04/2023, a visita de um grupo da Escola Secundária de Tondela composto por cinquenta e três alunos e quatro docentes. Esta foi organizada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), contando com o apoio de dois Guias e um Embaixador para acompanhar os três conjuntos em que foi dividido o grupo no seu percurso ao longo de vários Departamentos.
Após uma breve apresentação efetuada pelo NAPE, cada conjunto visitou as instalações do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), do Departamento de Engenharia Química e do Técnico Innovation Laboratory – iStartLab.
No DECivil cada conjunto de alunos e docentes efetuaram visitas ao Laboratório de Estruturas e Resistência dos Materiais (LERM), com trinta minutos de duração. As visitas foram guiadas pelo Coordenador Geral dos Laboratórios, o Professor José Oliveira Pedro, tendo sido possível ver diversos ensaios realizados e em curso, nomeadamente vigas de betão armado reforçadas com fibras, perfis e ligações entre perfis de materiais compósitos, uma viga de aço de grandes dimensões e paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço. Tiveram ainda a oportunidade de acompanhar um ensaio à tracção de um provete de fibra de vidro cuja monitorização da deformação é realizada recorrendo a um vídeo-extensómetro. Outros pontos de interesse por parte dos alunos foram a observação de um pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre a mesa sísmica, o túnel de ensaios ao vento e uma estrutura de madeira retirada de uma parede de um edifício "gaioleiro" do século XVIII da Baixa Pombalina.