Docentes do DECivil visitam a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

Dois docentes do DECivil visitaram a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, no dia 21 de março.
O Professor Carlos Tiago apresentou diversos aspetos da engenharia civil a uma plateia constituída por 50 alunos, respondendo a questões como “O que fazem os engenheiros civis?” e apontando os futuros desafios que a sociedade atual enfrenta, como o crescimento populacional, a resiliência aos desastres naturais, adaptação às alterações climáticas e a sustentabilidade do ambiente construído.

Apresentação do Professor Carlos Tiago acerca dos desafios da Engenharia Civil

Em seguida o Professor Luís Guerreiro demonstrou o efeito causado em modelos reduzidos de dois edifícios devido a acelerações na sua base utilizando uma mesa sísmica portátil. Em particular, foi observado o efeito do isolamento de base no comportamento estrutural.

O DECivil agradece a oportunidade que teve de visitar a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, nomeadamente à Professora Teresa Moreira, com quem foram organizados todos os detalhes da visita.