DECivil marca presença no Técnico Innovation Summit 2026

O Técnico Innovation Summit 2026 (TIS 2026) é o principal encontro anual do ecossistema de inovação do Instituto Superior Técnico e realiza-se a 3 de fevereiro de 2026, no Técnico Innovation Center (TIC). Na sua segunda edição, o TIS 2026 reúne Unidades de Investigação e Desenvolvimento, projetos no âmbito do PRR e de programas europeus, spin-offs do Técnico e a Rede de Parceiros, num dia dedicado à ciência aplicada, à transferência de conhecimento e ao empreendedorismo tecnológico.
O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, estará representado no evento através da participação de docentes e investigadoras em diferentes momentos do programa, dedicados a temas centrais para a transição sustentável do setor do ambiente construído, bem como com a presença dos centros de investigação CERIS e CiTUA, que contarão com stand próprio e demonstrações ao longo do dia.
Durante a manhã, às 10h30, o Professor Manuel Pinheiro integra o painel “Materiais Avançados, Economia Circular e Edifícios Verdes”, onde serão debatidas soluções inovadoras para a construção sustentável, com enfoque em novos materiais, estratégias de circularidade e práticas que promovem edifícios de elevado desempenho ambiental. No mesmo tema, às 15h, a investigadora do CiTUA Joana Brandão vai integrar a discussão.
No período da tarde, às 14h30, a Professora Maria do Rosário Partidário (CiTUA) e o Professor Luís Picado Santos (CERIS) participam no painel “Energia Sustentável, Cidades Inteligentes e Mobilidade”, contribuindo para a reflexão sobre o papel da engenharia civil no desenvolvimento de cidades mais resilientes, eficientes e centradas nas pessoas, através da integração de sistemas energéticos sustentáveis, planeamento urbano inteligente e soluções de mobilidade.
A spin-off do Técnico/DECivil StoneBrick, estará igualmente presente, evidenciando o papel do Departamento na valorização do conhecimento científico e na sua aplicação ao tecido empresarial.
A participação do DECivil no TIS 2026 reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade promovendo o diálogo entre academia, indústria e decisores em áreas estratégicas para o futuro do território, das infraestruturas e do ambiente construído.
