Equipa coordenada pelo Professor Fernando Branco, em colaboração com empresa DDN, vence prémio na categoria “Inovação na Construção” na V.ª Edição dos Prémios do Imobiliário

O Paço dos Duques, em Guimarães, acolheu no passado dia 19 de outubro a gala da V.ª edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pela SIC Notícias e Semanário Expresso. Uma equipa coordenada pelo Professor Fernando Branco, que inclui os Professores João Ferreira e João Correia do DECivil e o Professor João Sequeira do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), está a desenvolver com a empresa DDN o projeto SIMBA, que venceu na categoria “Inovação na Construção”. Trata-se de um Sistema Construtivo em Blocos Autoportantes de Betão Armado.

O Professor Fernando Branco descreve este sistema como

uma revolução na construção de edifícios

"Há cerca de 3000 anos A.C., na Suméria, contruíram-se as primeiras casas erguendo as paredes, colocando tijolo sobre tijolo. Hoje, 5000 anos depois, as casas continuam a ser construídas com a mesma utilização intensiva de tijolos e com as mesmas exigências em termos de mão de obra. Apesar das inovações, entretanto, havidas, quer em soluções estruturais, quer em pré-fabricações parcelares de componentes, a verdade é que a indústria da construção de edifícios continua a ser essencialmente… uma manufatura."

"Atualmente, nos edifícios, os custos repartem-se sensivelmente de modo igual entre os materiais e a mão de obra. Para resolver o problema da habitação, a redução dos custos terá de ser conseguida atuando essencialmente nos custos da mão de obra, já que o custo dos materiais está muito otimizado. Para se reduzir a mão de obra, a solução natural é adotar a metodologia de Henry Ford na produção do seu Ford T, ou seja, produzir os edifícios numa linha de montagem fabril, onde os trabalhadores, num ambiente com qualidade e atividades controladas (ou utilizando robots), produzem os vários componentes que são juntos em blocos de habitação com acabamentos finais, prontos a usar. Uma verdadeira FÁBRICA DE EDIFÍCIOS. Estes blocos, depois de transportados, são interligados no edifício com o mesmo monolitismo da construção corrente, resultando numa solução final com significativa redução de custos, com grande rapidez de execução… e sem tijolos."

Tendo em vista os objetivos do Programa Mais Habitação, é esta aposta numa mudança radical na construção de edifícios que se está a implementar no projeto de construção modular SIMBA (DDN-IST/CERIS), do qual já resultou um edifício protótipo em utilização, a residência para os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública da Amadora. Este é o primeiro projeto concluído das várias obras para habitação e hotelaria em curso com o sistema modular SIMBA, ver vídeo.

O DECivil congratula os Professores e parceiros da DDN envolvidos neste prémio e deseja-lhes as maiores felicidades.