Engenharia Civil do Técnico está na lista dos 150 investigadores mais citados do mundo

O Professor Jorge de Brito, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do Instituto Superior Técnico, foi reconhecido como um dos 10 investigadores mais citados em Portugal no ano de 2024, de acordo com o prestigiado ranking da Universidade de Stanford, que identifica os 2% de cientistas mais influentes do mundo, com base no impacto científico.
Especialista em construção sustentável, avaliação de desempenho de materiais e reabilitação de estruturas, o Professor Jorge de Brito tem desenvolvido investigação com forte impacto académico e social — sendo um nome de referência a nível nacional e internacional na área da Engenharia Civil.
Além do reconhecimento de Jorge de Brito, a lista conta com 12 investigadores do Departamento.
Destacam-se os nomes associados ao CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade. São eles, Dinar Camotim, Eduardo Júlio, Helena Ramos, João Abreu e Silva, João Ramôa Correia, José Alexandre Bogas, Rui Vasco Silva e Tiago Ferreira.
E, ainda, associado ao CiTUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura, consta Maria do Rosário Partidário.
O forte desempenho do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente neste ranking global reforça o papel do Técnico como centro de excelência na produção de conhecimento científico e inovação tecnológica, aplicada aos grandes desafios da sustentabilidade e da resiliência urbana.