Cerimónia de Abertura do Ano Académico no DECivil
Decorreu no dia 19 de outubro de 2023 a cerimónia de Abertura do Ano Académico do DECivil, cujo programa se encontra disponível na notícia de 9 de outubro de 2023.
Na abertura da sessão o Professor Pedro Brogueira, Presidente do Conselho Científico do IST, destacou a importância da formação académica dos alunos na inovação ao serviço da sociedade. Em particular, enfatizou a excelência académica do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente, e de como este se destaca entre os vários departamentos do IST nos rankings internacionais.
O Professor José Saldanha Matos proferiu a palestra “O Plano Geral de Drenagem de Lisboa 2016-2030: Desafios, Estratégias e Soluções”. Nesta chamou a atenção para os desafios societais que a engenharia enfrentará no futuro e a importância de saber e de saber transmitir/comunicar:
Investigar para Conhecer, Conhecer para Resolver.
Em seguida exemplificou estes conceitos com o desafio multidisciplinar que foi conceber o Plano Geral de Drenagem de Lisboa, atualmente em execução em diversos pontos da cidade de Lisboa.
O representante do Núcleo de estudantes de Arquitetura (NucleAr), Tomás Ribeiro, desafiou os presentes a discutir o futuro do Mestrado Integrado em Arquitectura do IST, e de como tirar partido do enquadramento deste curso, criado dentro de uma escola de engenharia.
A Inês Lopes, representante do Associação de estudantes de Engenharia Civil (Fórum Civil), apresentou a missão desta equipa e expôs as suas principais iniciativas: o Under Construction, as Jornadas de Civil, workshops, conferências, feiras de empresas, visitas técnicas e revista Estrutural.
Em seguida o Presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), Bernardo Santos, trouxe uma visão mais abrangente do que é um aluno estudar no Técnico, das suas aspirações, expectativas e desafios que enfrenta.
Procedeu-se em seguida à entrega dos Prémios do DECivil.
A vencedora do Prémio Professor Edgar Cardoso foi a alumni Verónica Ribeiro Gama, que se destingiu pelo seu desempenho académico em várias unidades curriculares da área das Estruturas na Licenciatura Bolonha em Engenharia Civil e Mestrado Bolonha em Engenharia Civil. O prémio foi entregue pelo Professor Pedro Brogueira.
O vencedor do Prémio Arquiteto Álvaro Machado foi o alumni Jaime de Almeida, distinguindo o seu desempenho ao longo de todo o percurso académico no Mestrado Integrado em Arquitectura. O Prémio foi entregue pelo Professor João Vieira Caldas na presença do Administrador Executivo da Fundação Montepio, o Dr. Carlos Beato.
O vencedor do Prémio Professor João Martins foi o alumni Luís Guilherme Simões da Silva Tão Espírito Santo. O prémio foi entregue pelo Professor Luís Calado. Este prémio distingue o autor da melhor dissertação do Mestrado Bolonha em Engenharia Civil na área da Mecânica Estrutural e Estruturas com particular ênfase no domínio da Mecânica Computacional. A dissertação Reduced Order Models for geometrically parameterized beams and shells foi orientada pelos Professores José Paulo Baptista Moitinho de Almeida (IST) e Pedro Díez Mejía (Universitat Politècnica de Catalunya, UPC).
A vencedora do Prémio Professor Manuel da Costa Lobo foi a alumni Liliana Maria Grade Calado. Este foi entregue pela Professora Maria do Rosário Partidário. Na área do Urbanismo, Planeamento e Ordenamento do Território e destinado a alunos dos Mestrados em Ordenamento do Território e Urbanismo (realizado e orientado no IST), Engenharia Civil (perfil Urbanismo, Transportes e Sistemas), Engenharia do Ambiente, Arquitectura, e outros mestrados relacionados, este prémio distingue alunos que evidenciem uma sólida formação científica e técnica demonstrada pelas teses de mestrado realizadas no tema. A dissertação da Liliana Maria Grade Calado intitula-se Contributos dos serviços de âmbito social para o Ageing in Place ‐ o caso de Aveiro e foi orientada pelas Professoras Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa (IST), Ana Isabel Matias Louro Martins (Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, IGOT).
Os vendedores do Prémio Professor Alberto Abecasis Manzanares foram os alunos Diogo Martins Godinho, João Maria Xavier Damião e Rafael da Silva Francisco. Este foi entregue pela Professora Maria Manuela Portela. Este prémio na área da Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos é destinado a alunos da Licenciatura e Mestrado Bolonha em Engenharia Civil e envolve as classificações obtidas nas disciplinas de Hidráulica I, Hidráulica II, Hidrologia e Recursos Hídricos, e Saneamento.
Ao longo da entrega dos prémios foram feitas diversas intervenções visando esclarecer os presentes, em especial os vencedores, sobre a origem dos prémios, historial, os seus objetivos e factos, por vezes pessoais, acerca das personalidades homenageadas. Estas intervenções ficaram a cargo dos Professores Luís Calado, Maria do Rosário Partidário, Maria Manuela Portela, José Oliveira Pedro e Dr. Carlos Beato.
O Encerramento da Sessão foi efetuado pelo Professor António Pinheiro, Presidente do DECivil, que congratulou os premiados e os responsáveis pelos Prémios. Em seguida apontou os desafios que a Engenharia Civil e a Arquitectura enfrentam numa sociedade em permanente transformação e apontou algumas das medidas em implementação por parte da Direção do Departamento.
A cerimónia terminou com um lanche/convívio entre os participantes.