Aluno do DECivil vence prémio da REN pela primeira vez

A dissertação de mestrado em Engenharia Civil, com o título “Hybrid optimised energy solutions based on pumped-storage-hydro and surge-free-surface flow analysis”, do aluno Miguel Tavares, sob a orientação da Professora Helena Margarida Ramos, foi galardoada com uma menção honrosa do Prémio REN 2025.
Este estudo consistiu na otimização da eficiência energética de um sistema hidroelétrico reversível, com armazenamento por bombagem, que integra outras fontes de energia renovável intermitentes (i.e., eólica e solar PV) e ensaios experimentais sobre o comportamento do escoamento em canais adutores. O objetivo consistiu em determinar os melhores períodos para bombagem e turbinagem, através de uma otimização multiobjectivo, por forma a maximizar a componente económica e minimizar o número de turbinas eólicas. Foram avaliados diversos cenários que integravam diferentes fontes de energia renovável. Em cada cenário, foram analisadas soluções, com diferentes volumes diários turbinados, com e sem a integração de baterias, como forma de complementar o armazenamento por bombagem e melhorar a eficiência hidráulica e energética do sistema. Soluções híbridas de energia renovável não poluente promovem segurança energética, produção descentralizada, redução de emissões e inclusão social. Ao viabilizar tarifas mais baixas, ampliam o acesso à energia limpa e estimulam o desenvolvimento sustentável.
O Prémio REN 2025 tem como objetivo distinguir as melhores teses de mestrado e doutoramento no âmbito da energia, em diferentes áreas, nomeadamente, engenharia e é a primeira vez que é atribuída a um aluno do DECivil.

Pode ler mais sobre o prémio no link: https://www.ren.pt/pt-pt/sustentabilidade/iniciativas/premio-ren