Visita de grupo de alunos da University of Southern Denmark

Um grupo constituído por vinte e cinco estudantes do Bacharel em Engenharia Civil da University of Southern Denmark visitaram o DECivil no dia 20 de março. A visita foi organizada pela aluna Michelle Nowak Dupont e o Professor Carlos Tiago.

Esta iniciou-se com um pequeno passeio pelo campus da Alameda. No topo da Torre Sul puderam desfrutar da magnifica vista sobre Lisboa.

Foto do grupo no topo da Torre Sul

No decurso da visita visitaram o Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais, onde foram recebidos pelo Professor José Oliveira Pedro. Aqui tiveram oportunidade de observar vigas de betão armado reforçadas com fibras de carbono, perfis de FRP (fibre-reinforced polymer), ligações metálicas entre perfis de materiais compósitos, a encurvadura lateral de uma viga de aço de grandes dimensões e paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço. O pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre a mesa sísmica, o túnel de vento e a estrutura de madeira retirada de uma parede de um edifício "gaioleiro" do século XVIII da Baixa Pombalina foram outros pontos de interesse.

Visita ao Laboratório de Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais guiada pelo Professor José Oliveira Pedro

A visita ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente foi realizada pela Professora Dídia Covas e pelo aluno finalista do Mestrado em Engenharia Civil, Miguel Tavares. Foi mostrado o fenómeno de vaporização da água por abaixamento localizado da pressão num estrangulamento numa conduta transparente. Visualizou-se a evolução da pressão ao longo de uma conduta de água com seção variável. No decurso da visita, foi observado o processo de transferência de energia hídrica existente numa conduta de água em pressão, para energia cinética do jato, energia cinética de rotação do veio de uma turbina Pelton e conversão em energia elétrica num pequeno gerador que alimentava de corrente elétrica uma lâmpada. Foi visualizado (através da representação gráfica da variação temporal de sinais de pressão adquiridos ao longo do sistema) o fenómeno de golpe de aríete induzido pelo fechamento rápido de uma válvula com ocorrência de cavitação. Foi também ilustrado o processo transferência de energia numa roda hidráulica instalada num canal. A Professora Dídia Covas mostrou os vários regimes de escoamento num canal com superfície livre e a ocorrência de um ressalto hidráulico. Finalmente, o Professor Heleno Cardoso apresentou uma breve explicação da investigação que se encontra a realizar num canal de leito móvel com a medição do perfil do fundo e da erosão localizada em torno de estruturas (pilares) submersas.

Visita ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente guiada pela Professora Dídia Covas

Em seguida visitaram o Laboratório de Construção, onde foram recebidos pela Professora Rita Vilela Nogueira. Aqui tiveram oportunidade de observar alguns equipamentos como as câmaras de cura condicionada, as câmaras de carbonatação e climáticas. Tiveram contacto com amostras de betões sustentáveis como blocos para pavimento produzidos com agregados reciclados, fibras de coco e casta de arroz, bem como de provetes de pastas cimentícias sujeitos a ensaios de carbonatação acelerada. Observaram também diversas matérias primas usadas na produção de betões sustentáveis como resíduos da construção e demolição, resíduos de vidro ou escória de forno elétrico. Foram ainda foco de atenção equipamentos diversos de produção e caracterização de misturas cimentícias como prensas para ensaios mecânicos, esclerómetro de Schmidt, medidor de ultra-sons ou equipamento de pull-off.

Visita ao Laboratório de Construção guiada pela Professora Rita Vilela Nogueira

Após estas visitas aos laboratórios realizou-se um almoço/convívio no DECivil.

No início da tarde os alunos dirigiram-se para o Museu do DECivil, onde a Professora Inês Flores-Colen fez uma apresentação acerca de soluções inovadoras e sustentáveis para revestimentos de paredes.

Palestra no Museu do Pavilhão de Engenharia Civil proferida pela Professora Inês Flores

O grupo foi então dividido em dois para as visitas aos Laboratórios de Geotecnia e de Vias de Comunicação e Transportes.

Na visita às duas salas do Laboratório de Vias de Comunicação e Transportes o Professor Luís Picado Santos explicou que o laboratório desenvolve trabalho nas áreas de mecânica de pavimentos, engenharia de tráfego, gestão da conservação de infraestruturas de transporte e monitorização de condições de serviço e segurança, tendo referido os inúmeros ensaios que podem ser neste efetuados.

Visita ao Laboratório de Vias de Comunicação e Transportes guiada pelo Professor Luís Picado Santos

Na visita ao Laboratório de Geotecnia, a Professora Rafaela Cardoso mostrou alguns dos projetos de investigação em curso focados em estruturas geotérmicas superficiais e em biocimentação. Tiveram contacto com as várias aplicações da biocimentação, nomeadamente para aumentar a resistência ao ravinamento em taludes, melhoramento de terrenos e selagem de juntas. Foi também possível observarem os vários equipamentos para testes em solos, tais como os ensaios edométrios e triaxiais, e ainda os equipamentos desenvolvidos especialmente para aplicar a biocimentação em solos.

Visita ao Laboratório de Geotecnia guiada pela Professora Rafaela Cardoso

O DECivil agradece a visita destes alunos da University of Southern Denmark e a todos os que a tornaram possível: Michelle Nowak Dupont, Professor José Oliveira Pedro, Professora Dídia Covas, Miguel Tavares, Professora Rita Vilela Nogueira, Professora Inês Flores-Colen, Professor Luís Picado Santos e Professora Rafaela Cardoso.