Visita de grupo de alunos da Technische Universität Dresden

Um grupo constituído por quinze estudantes acompanhados pelos docentes Jürgen Stamm, Márcio Salgueiro Roth e Tom Roessger do Institute of Hydraulic Engineering and Technical Hydromechanics da Technische Universität Dresden visitaram o DECivil no dia 31 de Maio.

No decurso da visita tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambiente, onde foram recebidos pelos Professores Dídia Covas, Helena Ramos e Juan Portillo e as Investigadores Isabel Boavida e Marta Cabral. Neste tiveram a oportunidade de ver diferentes instalações experimentais utilizadas para fins de investigação e pedagógicos, entre as quais instalações para o estudo dos regimes transitórios hidráulicos, a instalação da roda hidráulica para a recuperação de energia hídrica e o canal de ondas para o estudo de protótipos para aproveitamento da energia das ondas. A investigadora Isabel Boavida apresentou o trabalho de investigação que pretende desenvolver uma abordagem integrada para a sustentabilidade das populações piscícolas a jusante de aproveitamentos hidroelétricos.

Em seguida visitaram o Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais, onde observaram vigas de betão armado reforçadas com fibras de carbono, perfis de FRP (fibre-reinforced polymer), ligações metálicas entre perfis de materiais compósitos, a encurvadura lateral de uma viga de aço de grandes dimensões e paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço. A investigadora Inês Rosa apresentou o trabalho de caracterização do comportamento de fibras de carbono a elevada temperatura que está a desenvolver. O pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre a mesa sísmica, o túnel de vento e a estrutura de madeira retirada de uma parede de um edifício "gaioleiro" do século XVIII da Baixa Pombalina foram outros pontos de interesse.

Sucedeu-se a visita ao Museu do DECivil, onde decorreu uma troca de ideias sobre o ensino da Engenharia Civil nos dois países. O interesse mostrado pela convivência dos cursos de Arquitectura e Engenharia Civil no mesmo departamento motivou a visita a uma sala dos alunos de Arquitectura, onde foi concluída a visita.