Visita de grupo de alunos da Eindhoven University of Technology

Um grupo constituído por vinte e cinco estudantes de Structural Engineering and Design do Department of the Built Environment da Eindhoven University of Technology visitaram o DECivil no dia 29 de Fevereiro. A visita foi organizada pela sua associação de estudantes, KOers.

Esta iniciou-se com um pequeno passeio pelo campus da Alameda. No topo da Torre Sul puderam desfrutar da magnifica vista sobre Lisboa.

Foto de grupo no topo da Torre Sul

No decurso da visita visitaram o Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais, onde foram recebidos pelo Professor José Oliveira Pedro. Aqui tiveram oportunidade de observar vigas de betão armado reforçadas com fibras de carbono, perfis de FRP (fibre-reinforced polymer), ligações metálicas entre perfis de materiais compósitos, a encurvadura lateral de uma viga de aço de grandes dimensões e paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço. O pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre a mesa sísmica, o túnel de vento e a estrutura de madeira retirada de uma parede de um edifício "gaioleiro" do século XVIII da Baixa Pombalina foram outros pontos de interesse.

Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais
Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais

Em seguida visitaram o Laboratório de Construção, onde foram recebidos pela Professora Rita Vilela Nogueira. Aqui tiveram oportunidade de observar alguns equipamentos como as câmaras de cura condicionada, as câmaras de carbonatação e climáticas. Tiveram contacto com amostras de betões sustentáveis como blocos para pavimento produzidos com agregados reciclados, fibras de coco e casta de arroz, bem como de provetes de pastas cimentícias sujeitos a ensaios de carbonatação acelerada. Observaram também diversas matérias primas usadas na produção de betões sustentáveis como resíduos da construção e demolição, resíduos de vidro ou escória de forno elétrico. Foram ainda foco de atenção equipamentos diversos de produção e caracterização de misturas cimentícias como prensas para ensaios mecânicos, esclerómetro de Schmidt, medidor de ultra-sons ou equipamento de pull-off.

Laboratório de Construção
Laboratório de Construção

Após o almoço os alunos visitaram a Feira de Empresas das Jornadas de Civil, onde puderam contactar com as várias empresas presentes.

Seguiu-se uma sessão de apresentações de trabalhos de alunos de doutoramento em Engenharia Civil na área das estruturas. Esta decorreu no Museu.

O aluno de PhD João Serra apresentou o seu trabalho "Development of Models for the Dynamic Analysis of Floating Bridges", o qual despertou muito interesse por parte dos alunos.

Apresentação de João Serra
Apresentação de João Serra

O aluno de PhD Sérgio Nascimento apresentou o trabalho “Design of plate girders intermediate transverse stiffeners”, a qual incluiu a análise experimental e numérica de uma viga metálica de alma cheia que os alunos tinham observado no laboratório.

Apresentação de Sérgio Nascimento
Apresentação de Sérgio Nascimento

O DECivil agradece a visita da KOers e a todos os que a tornaram possível: Mees Fabel (Commissioner of Public Relations & Vice Chairman of Koers), Professor José Oliveira Pedro, Professora Rita Vilela Nogueira, Professor Ricardo Vieira, João Serra, Sérgio Nascimento e Fórum Civil.