NucleAR e Fórum Civil participam no Verão na ULisboa@Técnico 2024

O Verão na ULisboa é uma iniciativa que visa proporcionar a jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário a oportunidade de contactarem com estudantes e professores do ensino universitário através do desenvolvimento de atividades diversas, como sejam experiências, jogos, visitas a laboratórios e workshops. Esta iniciativa decorreu durante as duas primeiras semanas de julho de 2024.

No caso do Instituto Superior Técnico as atividades são desenvolvidas pelas associações de estudantes dos diversos cursos sob coordenação do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE). O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente participou nesta iniciativa através do NucleAR e do Fórum Civil.

No caso do NucleAR a atividade consistiu na criação de um percurso arquitetónico (promenade architectural) por um pequeno mundo imaginado à escala de um homem de lego. Para cumprir esta tarefa, os subgrupos dispuseram de um número limitado de elementos construtivos e tiveram de usar a sua criatividade para conseguir interligar entre si diversos pontos e comunidades, numa corrida contra o tempo. Os participantes puderam experienciar todos as fases do projeto de arquitetura, desde a análise de contexto, à conceção e execução. No final da atividade, os subgrupos apresentaram as suas propostas sendo estas depois avaliadas e pontuadas pelos monitores do NucleAR. Os alunos envolvidos foram os seguintes: Tomás Ribeiro (responsável), Nuno Urbano, Eugénia Aparício, João Gomes, Lara Santos, Mara Pimenta, Francisco Bessa, João Pereira, Pedro Leal, Tomás Sancho, Sofia Junqueira e Rita Dias.

Alunos na atividade do NucleAR, construindo o seu percurso arquitetónico.

Com o Fórum Civil os alunos construíram modelos de pontes de pauzinhos de madeira ligados através de cola quente. Aos alunos foi explicado os conceitos básicos de equilíbrio de estruturas articuladas e esforços de tração e compressão. As pontes a construir tinham um vão mínimo de 35 cm e foram em seguida ensaiadas até à rotura por aplicação de uma carga concentrada a meio vão. Esta carga foi materializada através da suspensão de uma balde ao qual foi incrementalmente adicionada areia. A atividade terminou com uma visita ao Laboratório de Estruturas e Resistência dos Materiais (LERM), onde os alunos puderam ver vigas de betão armado, perfis e ligações entre perfis de materiais compósitos, uma viga de aço de grandes dimensões, paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço, um pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre uma mesa sísmica e o túnel de ensaios ao vento. Os alunos envolvidos foram os seguintes: Matilde Ganhão, João Lança, Pedro Semião, Diana Varum, Carolina Silva, Inês Fonseca, Afonso Guedes, Matilde Furtado, Rodrigo Farinha, Ângelo Joaquim, João Damião, Francisco Germano, João Pegas e Teresa Neves.

Alunos na atividade do Fórum Civil, construindo a sua ponte.
Alunos na atividade do Fórum Civil, construindo a sua ponte.
Testando uma ponte na atividade do Fórum Civil.
Alunos na atividade do Fórum Civil, visitando o LERM.
Testando uma ponte na atividade do Fórum Civil.

A Comissão Executiva agradece a todos os envolvidos pelo seu empenho e dedicação nesta iniciativa.

🔗 Biografia: https://linktr.ee/decivil