Grupo de alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira visita o DECivil

O DECivil recebeu um grupo de alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira, da Direção do Agrupamento de escolas de Benfica, em Lisboa, no dia 15 de abril. O grupo era composta por 24 alunos e 2 docentes.

As visitas foram iniciadas por uma palestra que decorreu no Museu do DECivil. Nesta o Professor Carlos Tiago apresentou diversos aspetos da engenharia civil, respondendo a questões como “O que fazem os engenheiros civis?” e apontando os futuros desafios que a sociedade atual enfrenta, como o crescimento populacional, a resiliência aos desastres naturais, adaptação às alterações climáticas e a sustentabilidade do ambiente construído.

Palestra sobre diversos aspetos da engenharia civil

Seguiu-se a divisão de cada um dos grupos em dois conjuntos para a realização das visitas em paralelo a três laboratórios.

No decurso das visitas ao Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais, onde foram guiados pelo Professor Carlos Tiago, tiveram oportunidade de observar vigas de betão armado reforçadas com fibras de carbono, perfis de FRP (fibre-reinforced polymer), ligações metálicas entre perfis de materiais compósitos, a encurvadura lateral de uma viga de aço de grandes dimensões e paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço. O pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre a mesa sísmica, o túnel de vento e a estrutura de madeira retirada de uma parede de um edifício "gaioleiro" do século XVIII da Baixa Pombalina foram outros pontos de interesse.

Visita ao Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais guiada pelo Professor Carlos Tiago

As visitas ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente foram realizadas pelo aluno finalista do Mestrado em Engenharia Civil, Miguel Tavares. Foi mostrado o fenómeno de vaporização da água por abaixamento localizado da pressão num estrangulamento numa conduta transparente. Visualizou-se a evolução da pressão ao longo de uma conduta de água com seção variável. No decurso das visitas foi observado o processo de transferência de energia hídrica existente numa conduta de água em pressão, para energia cinética do jato, energia cinética de rotação do veio de uma turbina Pelton e conversão em energia elétrica num pequeno gerador que alimentava de corrente elétrica uma lâmpada. Foi também ilustrado o processo transferência de energia numa roda hidráulica instalada num canal. Para terminar foi feita uma breve explicação do ressalto hidráulico e em seguida observou-se o fenómeno num canal em superfície livre, com diferentes inclinações.

Visita ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente guiada pelo aluno Miguel Tavares

No Laboratório de Construção os alunos foram guiados pela Professora Rita Nogueira. Aqui tiveram oportunidade de observar provetes de vários tipos de betão e dos materiais que o constituem. Tiveram contacto com amostras de betões sustentáveis como blocos para pavimento produzidos com agregados reciclados e casta de arroz. Observaram também o processo de endurecimento do gesso e de extinção da cal viva. Por fim, assistiram à demostração de um ensaio de rotura à compressão de um provete de betão.

Visita ao Laboratório de Construção guiada pela Professora Rita Vilela Nogueira

O DECivil agradece a visita dos alunos da Escola Secundária José Gomes Ferreira e a todos os que a tornaram possível, nomeadamente à Professora Margarida Conde, com quem foram organizados todos os detalhes da visita, à Professora Rita Vilela Nogueira, que recebeu os alunos nas visitas ao Laboratório de Construção e ao aluno Miguel Tavares, que guiou as visitas ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.