Dois grupos de alunos do Colégio Integrado Monte Maior visitam o DECivil

O DECivil recebeu dois grupos de alunos Ciências e Tecnologias do Colégio Integrado Monte Maior, Odivelas. No dia 09 de abril o grupo era composta por 70 alunos e 4 docentes e no dia 10 de abril por 45 alunos e 3 docentes.

As visitas foram iniciadas por uma palestra que decorreu no VA4 no dia 09 de abril e no Museu do DECivil no dia 10 de abril. Nesta o Professor Carlos Tiago apresentou diversos aspetos da engenharia civil, respondendo a questões como “O que fazem os engenheiros civis?” e apontando os futuros desafios que a sociedade atual enfrenta, como o crescimento populacional, a resiliência aos desastres naturais, adaptação às alterações climáticas e a sustentabilidade do ambiente construído. Em seguida o ex-aluno do Colégio Integrado Monte Maior, atualmente finalista do Mestrado em Engenharia Civil, Miguel Tavares, testemunhou a sua vivência ao longo dos últimos cinco anos no Instituto Superior Técnico.

Intervenção de Miguel Tavares
Apresentação do Professor Carlos Tiago acerca dos desafios da Engenharia Civil

Seguiu-se a divisão de cada um dos grupos em três conjuntos para a realização das visitas em paralelo a três laboratórios. No total dos dois dias foram realizadas 18 visitas aos laboratórios.

No decurso das visitas ao Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais, onde foram guiados pelo Professor Carlos Tiago, tiveram oportunidade de observar vigas de betão armado reforçadas com fibras de carbono, perfis de FRP (fibre-reinforced polymer), ligações metálicas entre perfis de materiais compósitos, a encurvadura lateral de uma viga de aço de grandes dimensões e paredes de alvenaria de pedra com várias soluções de reforço. O pórtico tridimensional constituído por perfis compósitos de fibra de vidro e lajes de betão montado sobre a mesa sísmica, o túnel de vento e a estrutura de madeira retirada de uma parede de um edifício gaioleiro do século XVIII da Baixa Pombalina foram outros pontos de interesse.

Visita ao Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais guiada pelo Professor Carlos Tiago

As visitas ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente foram realizadas pelo aluno finalista do Mestrado em Engenharia Civil, Miguel Tavares. Foi mostrado o fenómeno de vaporização da água por abaixamento localizado da pressão num estrangulamento numa conduta transparente. Visualizou-se a evolução da pressão ao longo de uma conduta de água com seção variável. No decurso das visitas foi observado o processo de transferência de energia hídrica existente numa conduta de água em pressão, para energia cinética do jato, energia cinética de rotação do veio de uma turbina Pelton e conversão em energia elétrica num pequeno gerador que alimentava de corrente elétrica uma lâmpada. Foi também ilustrado o processo transferência de energia numa roda hidráulica instalada num canal. Para terminar foi feita uma breve explicação do ressalto hidráulico e em seguida observou-se o fenómeno num canal em superfície livre, com diferentes inclinações.

No Laboratório de Construção os alunos foram guiados pela Professora Rita Nogueira. Aqui tiveram oportunidade de observar provetes de vários tipos de betão e dos materiais que o constituem. Tiveram contacto com amostras de betões sustentáveis como blocos para pavimento produzidos com agregados reciclados e casta de arroz. Observaram também o processo de endurecimento do gesso e de extinção da cal viva. Por fim, assistiram à demostração de um ensaio de rotura à compressão de um provete de betão.

Visita ao Laboratório de Construção guiada pela Professora Rita Vilela Nogueira

O DECivil agradece a visita destes alunos do Colégio Integrado Monte Maior e a todos os que a tornaram possível, nomeadamente à Professora Sara Lisboa, com quem foram organizados todos os detalhes da visita, à Professora Rita Vilela Nogueira, que recebeu os alunos nas visitas ao Laboratório de Construção, e ao aluno Miguel Tavares, que guiou as visitas ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.