Docentes do DECivil visitam Escola Secundária da Amadora

Três docentes do DECivil visitaram a Escola Secundária da Amadora do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa no dia 15 de fevereiro a fim de participarem nos “Dias das Ciências Experimentais”, que envolve um conjunto de iniciativas nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia.

Intervenção do Professor António Pinheiro

Os Professores António Pinheiro, Luís Guerreiro e Carlos Tiago apresentaram diversos aspetos da engenharia civil a uma plateia constituída por 140 alunos, respondendo a questões como “O que fazem os engenheiros civis?” e apontando os futuros desafios que a sociedade atual enfrenta, como o crescimento populacional, a resiliência aos desastres naturais, adaptação às alterações climáticas e a sustentabilidade do ambiente construído.

Intervenção do Professor Luís Guerreiro
Intervenção do Professor Carlos Tiago

Em seguida o Professor Luís Guerreiro demonstrou os efeitos causados em modelos reduzidos de dois edifícios por uma história de acelerações na sua base. Para tal utilizou uma mesa sísmica portátil.

Professor Luís Guerreiro e a mesa sísmica portátil

A visita terminou com uma intervenção do Professor António Pinheiro acerca do impacto da construção da Barragem do Alqueva em todo a Alentejo, abordando aspetos técnicos, económicos e societais.

Albufeira do Alqueva

Esta visita insere-se numa sequência de ações de divulgação da Engenharia Civil junto de escolas secundárias, tendo sido precedida pelas visitas ao DECivil de alunos do Colégio Valsassina no dia 08 de fevereiro e da Escola Secundária de Caneças no dia 09 de fevereiro. Nestas os alunos tiveram a oportunidade de visitar vários laboratórios.

Alunos do Colégio Valsassina no Laboratório de construção com a Professora Rita Nogueira

O DECivil agradece a oportunidade que teve de visitar a Escola Secundária da Amadora, nomeadamente à Professora Elisabete Alves, com quem foram organizados todos os detalhes da visita.