Alunos do Colégio Valsassina trabalham uma semana no DECivil no âmbito da iniciativa “A minha primeira experiência no mundo do trabalho”

Tal como aconteceu em 2023, o DECivil aderiu novamente à iniciativa do Colégio Valsassina "A minha primeira experiência no mundo do trabalho", recebendo dois dos seus alunos do 10.° ano nos dias 17 a 21 de Junho de 2024.

Os objetivos desta iniciativa foram:

• Proporcionar aos alunos do Ensino Secundário uma preparação que permita não só uma ligação direta à Universidade, mas também às empresas e à atividade laboral em particular.
  • Estimular competências a nível da responsabilidade, da autonomia e da maturidade dos alunos, preparando-os para a vida após o Colégio.

Durante estes cinco dias os alunos Diogo Silva e Benjamin Kayat integraram as atividades desenvolvidas no Laboratório de Construção e visitaram o Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais, o Laboratório de Geotecnia, o Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambiente e o Laboratório de Vias de Comunicação e Transportes.

Acompanhamento de um ensaio à rotura de uma viga de betão armado reforçada com fibras de carbono no Laboratório de Estruturas e Resistência de Materiais
Visita ao Laboratório de Vias de Comunicação e Transportes guiada pelo Professor Luís Picado Santos
Visita ao Laboratório de Geotecnia guiada pela Professora Rafaela Cardoso

No Laboratório de Construção foram acompanhados pelo aluno de doutoramento Martim Nabais, onde começaram por realizar a pesagem e otimização da consistência de misturas de argamassas de baixo impacto carbónico, visando a substituição de cimento Portland por ligantes sustentáveis. Os alunos tiveram ainda a possibilidade de acompanhar e realizar ensaios de massa volúmica, porosidade total, resistência mecânica (à flexão e compressão), retração e penetração de cloretos. Para além da produção de argamassas, foi possível acompanhar o processo de termoativação do cimento reciclado produzido nos Instituto Superior Técnico.

A trabalhar no Laboratório de Construção

Além do aluno Martim Nabais, com quem trabalharam grande parte do tempo, neste período foram acompanhados por inúmeros docentes, técnicos de laboratório, investigadores, alunos de doutoramento e mestrado, a quem o DECivil expressa o seu agradecimento: Rita Nogueira, Luís Picado Santos, Rafaela Cardoso, Carlos Tiago, Fernando Alves, Jorge Pontes, João Lazzari, Carlos Seruti, Reza Mohammadi Firouz, Miguel Tavares, Maria Concepcion Pacheco Menor, Joana Silva, Ângela Oliveira, Pedro Teixeira e Nicollas Moreira.

🔗 Biografia: https://linktr.ee/decivil

Em visita ao campus da Alameda