Investigadores e alunos do DECivil premiados pela iniciativa Mares Circulares

"BLOCOYSTER" é o projeto vencedor da sexta edição do Concurso Mares Circulares, na categoria Centros de Investigação, com um prémio de 7000 euros. Mares Circulares, iniciativa promovida pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza em parceria com a Coca-Cola, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras que promovam a economia circular na luta contra os resíduos nos mares, oceanos e ambientes fluviais.

Viveiros de ostra

O projeto "BLOCOYSTER – blocos sustentáveis com a incorporação de resíduos de aquicultura" contribui para a economia azul sustentável com a redução da poluição causada pelos resíduos da aquicultura no meio ambiente. Através da utilização das conchas de ostra na produção de blocos de construção, aposta numa solução que recorre a materiais locais, aumentando a cadeia de valor e reduzindo a pegada de carbono. Este projeto promove a circularidade entre sectores económicos, aproveitando os resíduos de bivalves do sector marítimo para a criação de novos produtos no sector da construção. Teve o seu início em março de 2024 e terá a duração de um ano.

Poliana Bellei e Nicollas Moreira

Conta com investigadores dos centros de investigação Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) e do Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA) do IST e é coordenado pela Professora Inês Flores-Colen (DECivil/CERIS). A equipa é constituída pelos Professores Manuel Francisco Costa Pereira (DER) e Ana Paula Veira Soares Pereira Dias (DQ) e diversos membros do DECivil: os investigadores doutorados Rui Vasco Silva e Maria Paula Mendes, os alunos de doutoramento Poliana Bellei, Fernanda Caroline e Xiwen Fu e os alunos de mestrado Nicollas Moreira e Giovanna Schafer.

O DECivil congratula a professora Inês Flores-Colen, os investigadores Rui Vasco Silva e Maria Paula Mendes, os alunos de doutoramento Poliana Bellei, Fernanda Caroline e Xiwen Fu e os alunos de mestrado Nicollas Moreira e Giovanna Schafer por este prémio e deseja-lhes as maiores felicidades.

Limpeza das conchas de ostra
Granulometrias dos resíduos de conchas de ostras
Secção de provete de argamassa com resíduos de concha de ostras